Uma História de Sucesso

Na década de 70 surgiram os primeiros traço do personagem Vovô Chopão, que logo em seguida estaria rodeado por uma simpática família: a Vovó, seus netinhos: Chopinho, Sapeca e Crespinha; o cachorro Ressaca, o papagaio e outros. Criado para representar o que há de mais puro, Vovô Chopão muito rapidamente passou a fazer parte da vida de crianças e adultos, seja na forma de licenciamentos, jornais, revistas ou ao vivo brincando e divertindo as pessoas. Já em 1980, ilustrava folhetos turísticos divulgando Blumenau. De outubro de 1983 a dezembro de 1996 o Vovô Chopão marcou presença nos lares de Santa Catarina, aos domingos, ilustrando o suplemento infantil "Jornal da Criança", e era comercializado em todo o país, estampado em camisetas.
Adotado como símbolo da Oktoberfest desde a sua primeira edição, em 1984, o Vovô Chopão ilustrou os cartazes e folhetos em 11 edições da festa. Hoje, ao vivo ou no papel, o Vovô Chopão e a Vovó, sua eterna companheira, divulgam a Oktoberfest em todo o território nacional.

O Eterno Símbolo da Oktoberfest

Em 1984 o já conhecido personagem Vovô Chopão foi oficialmente convidado para divulgar a Oktoberfest de Blumenau.

A partir desse momento começou um período de muito trabalho e dedicação.
Lá estava o personagem nos cartazes, folhetos, programas, selos, decoração, jornais, revistas, VTs, placas indicativas e ao vivo nos desfiles, pelo Brasil e países da América Latina, numa incansável dedicação, levando a todos a mensagem de alegria que só ele poderia transmitir com tanta propriedade. A valorização e o respeito profissional atingiram um grau tão elevado que a importância do Vovô Chopão, como símbolo da festa e até da cidade, tem despertado a admiração da imprensa nacional e o interesse de grandes empresas de todo o país em contratá-lo para participar de seus eventos empresariais.

Ídolo da Criançada

O Vovô Chopão é mais que um símbolo. Já divertiu, brincou, arrancou sorrisos e aplausos de milhares de pessoas pelo Brasil afora.

Mas é com as crianças que ele mais se identifica. Dotadas de sensibilidade especial, as crianças conseguem captar a importância do velhinho num reconhecimento merecido ao trabalho desenvolvido por um personagem que saiu do papel para se tornar vivo nos corações de milhares de pessoas. E é em forma de revistinhas, jornais e cartilhas educacionais que o Vovô Chopão retribui todo o carinho dos pequeninos.

Vovô Chopão também é lazer e cultura

Além de grande divulgador do turismo regional, o Vovô Chopão também tem participado de várias ações culturais e artísticas, emprestando a sua imagem para o desenvolvimento de material educativo. Entre eles o jogo “Memória Cultural” e os livretos “Museu da Família Colonial 40 anos” e “Biblioteca Municipal 50 anos”, elaborados com apoio da Fundação Cultural de Blumenau. Outros dois projetos mais antigos que também levam a marca Vovô Chopão são as cartilhas “Plano Diretor de Blumenau” e “Você Conhece a Água que Bebe?”. Com a participação da Vovó, o Vovô Chopão marca presença, ao vivo, em eventos culturais e festivos da nossa região e diverte o público em tirinhas semanais no Jornal de Santa Catarina todas as 2ª feiras.

Voltar